Troca de títulos de condução estrangeiros

Títulos de condução obtidos em países: 
Com acordo bilateral com Portugal de reconhecimento e troca de títulos de condução (consulte aqui os países) 
Aderentes às convenções internacionais de trânsito (consulte aqui os países)

Pode conduzir em Portugal com o título de condução estrangeiro pelo período de 185 dias subsequentes à sua entrada em Portugal e antes da fixação de residência (conduzir enquanto turista). 

Se fixar residência em Portugal, deve ter em conta os seguintes prazos, contados do dia em que obteve a autorização de residência: 
• Até 90 dias, pode continuar a conduzir com o título de condução estrangeiro, mas deve dar entrada do pedido de troca no IMT, I.P. 
• Após os 90 dias iniciais e até 2 anos, pode dar entrada do pedido de troca no IMT, I.P, mas já não pode conduzir em Portugal com o título estrangeiro 
• Após 2 anos, não pode conduzir com o título de condução estrangeiro e caso pretenda trocá-lo por carta de condução portuguesa, é submetido a um exame de condução (prova prática) e tem de aprovar. 

O que necessito fazer para efetuar a troca do meu titulo de condução? 
• Realizar avaliação médica e o atestado médico deve ser disponibilizado pelo seu médico na plataforma eletrónica de atestados médicos. 
• Realizar avaliação psicológica, no caso de pretender que sejam averbadas na carta de condução portuguesa as categorias para a condução de veículos pesados constantes no título de condução estrangeiro. 
• Preencha este formulário 
• Digitalize os seguintes documentos: 
  o Título de residência 
  o Certificado de autenticidade do título de condução emitido pela entidade emissora ou serviço consular 
  o Título de condução 
  o Tradução autenticada da carta de condução pelo serviço consular de Portugal ou de outro Estado membro
  no respetivo país, quando o seu conteúdo não estiver em língua portuguesa, francesa, inglesa ou espanhola; 
  o Certificado de avaliação psicológica (se aplicável)
 
Envie o formulário e os documentos digitalizados para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Após envio da documentação irá receber um e-mail para efetuar o pagamento da taxa de 30 euros e com indicação sobre a forma de recolha dos dados biométricos, caso seja necessário. 

Mais informação? 
Aceda aqui